ICO - Logo

Ortodontia

A manutenção da saúde das estruturas que suportam os dentes é essencial para que eles sejam funcionais durante toda a vida. A ortodontia é a área da odontologia especializada em corrigir o posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares.

Dentes fora de posição não comprometem apenas a estética do sorriso. Eles também dificultam a higienização oral, propiciando o surgimento de cáries e de doenças periodontais. Além disso, os dentes tortos causam o mau encaixe das arcadas, o que desequilibra a mordida e pode levar a problemas nas articulações temporomandibulares e a dores musculares na região da cabeça, do pescoço, dos ombros e das costas.

Para saber se você ou seu filho precisam de um tratamento ortodôntico é necessária uma avaliação de um especialista na área, o que pode incluir alguns exames complementares como radiografias especiais, fotografias e modelos da boca. O ortodontista, com todas essas informações em mãos, irá realizar um criterioso planejamento do caso e apresentar as possíveis fases do tratamento, os aparelhos utilizados, sua provável duração total e os prós e contras de todas as opções adequadas ao caso.

Entre os problemas de mordida mais comuns estão a sobremordida (dentes salientes), a mordida cruzada anterior (quando a arcada inferior está muito projetada para frente), mordida cruzada (quando os arcos apresentam encaixe incorreto), mordida aberta (quando os dentes de trás se tocam, mas os da frente permanecem distantes), desvio de linha média (centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior), diastemas (excesso de espaços entre os dentes) e apinhamentos (dentes uns sobre os outros).

Os aparelhos fixos e móveis funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares para corrigir seu posicionamento. O tratamento é eficaz em qualquer idade, mas, quanto mais cedo ele é iniciado, maiores são as possibilidades de correção e de prevenção de maiores problemas futuros, o que o simplifica.

Para os adultos e adolescentes, oferecemos bráquetes estéticos, tornando o tratamento mais confortável esteticamente.

Mulher sorrindo, mostrando os resultados do tratamento ortodôntico

Vantagens de realizar um tratamento ortodôntico:

  • - Com o nivelamento dos dentes e o reposicionamento labial, o sorriso fica muito mais bonito.
  • - Melhora de funções como fala e respiração.
  • - Diminuição de dores musculares e dores de cabeça.
  • - Mais facilidade na higienização oral, o que diminui as doenças bucais.
  • - Mais autoestima e autoconfiança.
Agende sua avaliação aqui