ICO - Logo

Periodontia

A manutenção da saúde das estruturas que suportam os dentes é essencial para que eles sejam funcionais durante toda a vida. Os dentes são circundados por tecidos de suporte e sustentação que, em conjunto, são chamados de periodonto. As doenças do periodonto são a principal causa de perda de dentes em adulto e merecem a devida atenção. São elas:

Exemplo de gengivite

Gengivite

Quando existe o acúmulo de placa bacteriana e cálculo dentário (tártaro) há uma reação de inflamação gengival, denominada gengivite, que tem como características principais o inchaço das gengivas e o sangramento. Com a limpeza dental e a retirada dos agentes que levam à inflamação, a condição é totalmente revertida, sem qualquer sequela. Em pacientes geneticamente propensos, entretanto, a evolução da gengivite pode levar à periodontite.

Exemplo de periodontite

Periodontite

Nas periodontites, a infecção e a inflamação se estendem além da gengiva e vão para as demais estruturas periodontais internas. Isso leva à destruição progressiva dessas estruturas, que é irreversível e pode, no limite, levar à perda dos elementos dentais, que ficam “moles” e caem. A predisposição genética, o fumo e a diabetes são fatores que favorecem o desenvolvimento dessa doença, que não tem cura e pode apenas ser controlada.

O tratamento das doenças periodontais consiste em raspagens das coroas dentais e das superfícies das raízes, com o objetivo de diminuir a carga bacteriana relacionada à doença e, assim, controlar a inflamação e a destruição dos tecidos. A frequência das raspagens será determinada caso a caso pelo profissional, a fim de obter a melhor condição oral possível em curto e longo prazo.

É importante ressaltar que a boca está ligada a todo o corpo e as bactérias relacionadas à periodontite já foram relacionadas a diversos problemas de saúde, como infecções no coração (endocardite), pneumonias, doenças cardiovasculares, alguns tipos de tumores e descontrole da diabetes. Isso reforça a importância de manter a doença periodontal sob controle.

Mulher passando por processo de cirurgia plástica gengival

Estética Periodontal – Cirurgia Plástica Gengival

Além da saúde das estruturas de suporte dentais, a periodontia também aborda a estética gengival. Com técnicas cirúrgicas específicas dessa especialidade, podemos remodelar as gengivas em locais onde há falta ou excesso do tecido, como na correção de retrações ou do sorriso gengival.

Agende sua avaliação aqui